Segunda guerra mundial
Após o fim da Primeira Guerra Mundial, a Europa enfrentou fortes crises econômicas, com esses problemas de ordem material, os efeitos da guerra também influenciaram de forma direta os movimentos ideológicos e políticos, ou seja, contribuiu para que surgissem os regimes totalitários na Europa.
A sociedade europeia estava completamente desamparada, as doutrinas liberais e capitalistas estavam fracassadas. Novos partidos foram ganhando poder político, os mesmos tentavam solucionar essa crise com a instalação de um forte governo, apresentavam perspectiva com ares de renovação.
A Itália e Alemanha foram afetadas fortemente pela crise. A Alemanha liderada por Adolf Hitler, acusou os judeus e os liberais políticos, pela então assinatura do humilhante Tratado de Versalhes e Itália por Benito Mussolini se sentia insatisfeita com os resultados pós-guerra. Na Península Ibérica, deu inicio ao franquismo e em Portugal ao salazarismo.
* Filosofia Nazista e Fascista
Nazismo: Hitler acreditava na doutrina racista, que os seres humanos eram desiguais por natureza, acreditava também que a raça superior seria os alourados, arianos e altos. Desprezava os povos latinos e os eslavos, dizia que deveriam ser reduzidos à escravidão, pregava também que a pureza da raça ariana deveria ser defendida perseguindo os judeus.
Juntando esses ideais, surgiu o então Nazismo, regime totalitário, racista e militarista. O estado controlava o ensino, a imprensa e a rádio, para que se difundisse os ideais nazistas.
Hitler governou a Alemanha a partir de 1933 até 1945, um regime de ditadura.
Fascismo: Suas características básicas são o totalitarismo, o nacionalismo, o idealismo e o militarismo.
Não existia liberdade de expressão, a propaganda era dirigida e a favor do estado. O estado controlava a vida política, econômica, social e cultural, usavam a frase "Tudo no estado, nada contra o estado, nada fora do estado".
O sistema fascista era