Segunda Guerra Mundial
1939-1945
- Durante a Guerra, formaram-se dois grupos:
- Aliados: Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos. - Eixo: Itália, Japão e Alemanha.
- Na década de 1930, o mundo capitalista estava em crise.
- Insatisfação com o Tratado de Versalhes (principalmente os Alemães).
- Descontentamento de potências pela instauração de regimes totalitários que faziam contradição à Liga das Nações.
- Os governos totalitários direcionaram seus esforços para a recuperação econômica. Países como Inglaterra e França assumiram uma política de apaziguamento para evitar um novo confronto mundial.
- Em 1936 foi assinado o pacto antikomintern entre Alemanha e Japão, era um acordo contra a URSS.
- Hitler assinou um tratado com Stalin em 1939 que garantia a naturalidade da URSS caso os Alemães invadissem a Polônia e firmaram um acordo secreto (divisão dos territórios da Polônia). Após a assinatura do acordo, as relações entre Alemanha e Polônia pioraram.
- Assim, no dia 01\09\1939 Hitler anunciou guerra e invadiu a Polônia. Quando os governos da França souberam, pediram que a Alemanha parasse, mas eles não pararam fazendo com que a França e a Inglaterra declarassem guerra a ela.
Brasileiros na Segunda Guerra: O Brasil passou a participar do conflito a partir de 1942. Mais de 25 mil brasileiros foram enviados para lutar na Itália. 3 mil deles ficaram feridos e 465 morreram. Muitos achavam que eles eram mal treinados, então os soldados, conhecidos como “pracinhas” escolheram como símbolo uma cobra fumando cachimbo.
Campos de concentração: Judeus e Ciganos foram as principais vítimas da doutrina racista dos Nazistas. O Holocausto ocorreu principalmente nos mais de 1000 campos de concentração nazistas. Estima-se que no total cerca de 6 milhões de Judeus tenham morrido nesses campos.
Holocausto: Foi uma prática de perseguição política, étnica, religiosa e sexual estabelecida por Hitler. Segundo os Nazistas, a Alemanha deveria matar todos os que