segunda guerra mundial
Os Ataques Alemães e Soviéticos na Polônia. No dia 1 de Setembro de 1939, a máquina militar Alemã golpeou decisivamente à Polônia, no que foi conhecida como uma blitzkrieg (guerra relampago). Unidades de tanques de alta velocidade (panzer) impeliram pelas fronteiras, abrindo buracos nas linhas Polonesas.
Em fins de Setembro e começo de Outubro, Stalin forçou os Estados Bálticos da Estonia, Letonia, e Lithuania a aceitarem guarnições de tropas Soviéticas dentro de suas fronteiras. No ano seguinte, eleições realizadas sob o patrocínio Soviético resultaram na incorporação das três nações na URSS como repúblicas constituintes.
A Luta no Atlântico, 1939-40. Do começo da Segunda Guerra Mundial, como na Primeira Guerra Mundial, o controle dos mares iria ser um fator crítico em seu resultado. Imediatamente na declaração de guerra a Marinha Real Britânica tomou o controle dos mares e dentro de alguns semanas dirigiu os navios mercantes Alemães fora dos oceanos para portos neutros.
Colapso da França. Durante o inverno de 1939-40 o exército Francês e o Wehrmacht Alemão enfrentaram um ao outro no que foi considerada satiricamente como a sitzkrieg, ou guerra de braços cruzados. O mundo esperava em antecipação um conflito maior entre duas forças poderosas. No dia 13 de Maio de 1940, uma cabeça de ponte foi estabelecida em Sedan, considerada o portal para a França, e então de repente, no dia 16 de Maio, um dia depois da capitulação Holandesa, a blitzkrieg Alemã foi liberada no norte da França.
A queda da França foi uma extraordinária vitória para Hitler. O supostamente imbatível exército Francês tinha se derretido antes da arremetida de suas unidades móveis, com a convincente exibição do poder mecanizado. A Alemanha Nazista então ocupou a maioria da França e permitiu o estabelecimento de um governo amigável em Vichy, na França central no Rio Allier.
A Segunda Guerra Mundial transformara-se numa guerra total. Dispostos à interceptar