segunda Guerra mundial
De
História
Conceito de Estado, Nação, Sistema Político e Forma de Governo.
Nome: Matheus Moreira de Souza
Série: 8° ano
Número: 20
Turno: Matutino
Turma: 8°C
Assunto: Conceitos propostos a cima
Professora: o
INDICE
1- Introdução
2- Desenvolvimento - Conceito de Estado - Conceito de Nação - Conceito de Sistema Politico - Conceito de forma de Governo
3- Conclusão
4- Bibliografia
INTRODUÇÃO
Neste trabalho irei abordar sobre os conceitos de Estado, Nação, Sistema Politico e Conceito de Forma de Governo. Conceitos concretos e resumidos.
DESENVOLVIMENTO
CONCEITO DE ESTADO
São Tomás de Aquino e a doutrina de Santo Agostinho pregavam que o Estado, assim como tudo foi criado por DEUS, ou seja, o Estado não originava-se do homem, da sociedade e da ordem social, e sim de uma figura maior que organizou o homem, transformando-o de homem-natural à homem-social.
Contrapondo esse entendimento da origem e formação do Estado, Hobbes entendia que homem viveria sem poder e sem organização, num estágio que ele o denominou de estado de natureza, o qual representava uma condição de guerra. Com intuito de evitar a guerra, Hobbes propôs que haveria à necessidade de se criar o Estado para controlar e reprimir o homem o qual vivia em estado de natureza. O Estado seria, na visão de Hobbes, o único capaz de entregar a paz, e para tanto o homem deveria ser supervisionado pelo Ente Estatal legitimado por um contrato social.
Este ponto, o contrato social tem como objetivo, nas palavras de Rosseau:
“[...] encontrar uma forma de associação que defenda e proteja a pessoa e os bens de cada associação de qualquer força comum, e pela qual, cada um, unindo-se a todos, não obedeça, portanto, senão a si mesmo, ficando assim tão livre como dantes”.
CONCEITO DE NAÇÃO
A palavra nação vem do latim nātio que, por sua vez, deriva de nāscor (“nascer”). Este vocábulo latim significa “nascimento”, “povo”, “espécie” ou “classe”, entre outras acepções.