Segunda Guerra Mundial
A segunda Guerra Mundial foi o conflito que causou mais vitimas em toda historia da humanidade, e que opôs os países Aliados e os países do Eixo. Conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se pela África e Ásia, deixando um rastro de destruição por onde passava. Esse conflito trouxe diversas causas e conseqüências para toda a humanidade, tendo como destaque o racismo e a obsessão por poder. Falaremos neste trabalho sobre cada fase da segunda guerra mundial, e alguns dos principais acontecimento que dela provém.
CAUSAS DA GUERRA
A Primeira Guerra Mundial transformou-se no ponto de partida de novos conflitos, pois o Tratado de Versalhes semeou um forte sentimento nacionalista, que resultou no totalitarismo nazi-fascista. As contradições aumentaram com os efeitos da Grande Depressão. Além disso, a tentativa de promover a paz mundial foi um total fracasso. Assim, formando-se os regimes totalitários, que visavam sobretudo a conquistas territoriais, processo que desencadeou a Segunda Guerra Mundial.
1ª FASE DA GUERRA: 1939-1941
Eixo: Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econômica no início da década de 1930, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções tomadas pelos governos fascistas destes países foi a industrialização, principalmente na criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões de guerra, navios, tanques etc). Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Estes três países, com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo. Um acordo com fortes características militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo.
Tratado de Munique: É justamente na região de Munique que os Tchecos tinham seu sistema defensivo, nos moldes franceses. Hitler começa a exercer pressão junto ao governo tcheco para