Segunda guerra mundial
A segunda guerra mundial se estendeu praticamente por todo o mundo, a Alemanha capitulou, e 2 de setembro do mesmo ano, quando o Japão se rendeu. Os principais beligerantes foram, de um lado, Alemanha, Itália e Japão, as chamadas potências do Eixo; e do outro as potências aliadas: França, Reino Unido, Estados Unidos, União Soviética e, em menor escala, China.
Segunda Guerra Mundial
Países de todos os continentes foram envolvidos, de forma ativa ou passiva, pela segunda guerra mundial, uma disputa em que nações com séculos de civilização se enfrentaram numa escala destrutiva sem precedente.
1. Causa e antecedentes
A guerra foi, em muitos aspectos, uma conseqüência, após um difícil intervalo de vinte anos, das graves disputas que a primeira guerra mundial não resolvera. A frustração alemã depois da derrota em 1918 e os duros termos do Tratado de Versalhes, somados à intranqüilidade política e à instabilidade social que afetaram crescentemente a chamada república de Weimar (1919-1933), tiveram como resultado uma radicalização do nacionalismo alemão. Dessa forma ocorreu a ascensão ao poder de Adolf Hitler, chefe do Partido Trabalhista Alemão Nacional Socialista, o partido nazista, de ideologia totalitária, ultranacionalista e anti-semita.
Depois de se outorgar plenos poderes em 1933, Hitler, que assumira o título de Führer, chefe militar do Terceiro Reich, promoveu o rearmamento da Alemanha, aproveitando-se da indecisão das potências européias em se oporem a seus desígnios. Decretou o serviço militar obrigatório na Alemanha e ordenou a ocupação militar da zona do Reno (Renânia), em março de 1936, numa transgressão unilateral do Tratado de Versalhes.
Nesse mesmo ano, Benito Mussolini, o ditador fascista da Itália, lançou-se à conquista da Abissínia (Etiópia), depois de haver estabelecido, em 1926, um protetorado na Albânia, que lhe permitia ocupar uma posição privilegiada no mar