Segunda guerra mundial e guerra fria
2ª Guerra Mundial e Guerra Fria
Aluno: Rafael Picanço Lenzi.8ª/A
Disciplina: Geografia
Data: 16/02/2011.
Introdução:
2ª Guerra Mundial
A 30 de janeiro de 1933, Hitler ascendeu ao poder na Alemanha. Essa data marca, tanto quanto o pode fazer uma simples data, o fim do período "após-guerra", na história européia. Durante os catorze anos que se lhe seguiram, os estadistas tiveram seu pensamento subordinado à guerra passada, às suas lições e aos problemas que ela deixou por solucionar. De 1933 em diante, eles se viram forçados a subordinar cada vez mais seu pensamento à próxima guerra, e não à que passara.
Guerra Fria
A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, foi a disputa pelo poder político, econômico e militar do mundo entre os Estados Unidos e a União Soviética.
Considerado por muitos com confronto ideológico , mas com intenso investimento em pesquisa , armamento , tecnologia diversa . Foi notório o avanço da pesquisa ( Revolução técnico – científico) , com surgimento e desenvolvimento de aparelhos ( notebooks , celular , radar , satélite ). A Guerra Fria também marcou a Velha Ordem Mundial.
Desenvolvimento
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Causas
A Segunda guerra mundial pode ser entendida a partir das relações internacionais, do imperialismo, do crescimento do nacionalismo e do desenvolvimento da indústria bélica. Com a crise mundial de 1929, o nacionalismo cresceu, bem como a extrema direita (os regimes totalitários).
Política expansionista
Na Alemanha, com a implantação do III Reich, o Tratado de Versalhes foi desrespeitado, levando a reorganização das Forças Armadas e ao desenvolvimento da produção de armamentos. Iniciava-se então a política de expansão territorial – proclamando a necessidade de que toda a raça germânica (considerada a superior).
A expansão alemã iniciou-se em 1938 com o Anschluss, ou seja, a união da Áustria e da Alemanha. Em seguida foi anexada a