segunda geração misticismo e consciência social
O Educação Integral é um programa criado pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação, com objetivo de reestruturar o ensino médio pernambucano, oferecendo jornada ampliada de ensino aos jovens pernambucanos.
O Programa de Educação Integral pauta-se pela visão da educação interdimensional como espaço privilegiado do exercício da cidadania e empenha-se no sentido de fazer do protagonismo juvenil um traço importante de sua estratégia educativa.
Por três anos, nessa escola, o jovem que quiser chegar ao mundo privilegiado do conhecimento, da pesquisa e da especialização profissional não fica na fronteira tradicional do conhecimento, memorizando fórmulas estranhas. Sua formação nessa escola propõe-se a torná-lo autônomo, solidário e produtivo.
Quantas escolas são atendidas?
Em 2010, o Governo do Estado de Pernambuco, ampliou o número de escolas atendidas pelo programa, passando a contar com 160 Escolas de Referência em Ensino Médio. Dessas unidades, 147 foram implantadas no Governo Eduardo Campos. Atualmente, 60 unidades funcionam em horário integral e 100 oferecem jornada semi-integral. Elas estão localizadas em 102 municípios pernambucanos mais o Arquipélago de Fernando de Noronha.
Quantos estudantes são beneficiados?
Com a ampliação no número de escolas, o Programa Integral passou a atender 59 mil estudantes este ano. Em 2012, quando essas unidades estiverem funcionando em sua plena capacidade, serão mais de 150 mil jovens matriculados. Esses estudantes têm a oportunidade de uma formação diferenciada, pois em algumas dessas escolas o Governo inseriu a educação profissional na sua matriz curricular - o que significa oferecer aos jovens uma oportunidade de qualificação para ingressar no mundo do trabalho.