Seguimento de mercado
Kotler, Philip Pag.237
Administração de marketing / Philip Kotler, Kevin Lane Keller; tradução Mônica Rosenberg, Brasil Ramos Fernandes, Cláudia Freire; revisão técnica Dilson Gabriel dos Santos. - 12. ed.
- São Paulo: Person Prentice Hall, 2006.
Existem quatro níveis de segmentação de mercado, o ponto de partida para discussão de segmentação de mercado é o marketing de massa, que é quando o vendedor se dedica a produção, distribuição e promoção em massa de um produto para todos os compradores, por exemplo, o modelo Ford –T que Henry Ford sintetizou esta estratégia de marketing quando lançou este modelo em qualquer cor, desde que preto.
A segunda segmentação de mercado é o marketing de segmento que consiste em grupo grande de consumidores que possuem as mesmas preferências. Podemos distinguir entre e compradores de automóveis que desejam basicamente um meio de transporte e aqueles que desejam alto desempenho, luxo ou segurança.
A terceira segmentação de mercado é o marketing de nicho é definido por um grupo que procura por um mix de benefícios distintos. Um nicho atraente tem as seguintes características: os clientes um conjunto de necessidades distintas; os clientes concordam em pagar um preço mais alto à empresa que melhor suprir suas necessidades; o nicho não costuma atrair outros concorrentes; o nicho gera receitas por meio de especialização; e o nicho tem potencial para crescer e gerar lucros maiores.
A quarta segmentação de mercado é o marketing local que é direcionado para suprir desejos e necessidades de grupos de clientes locais (áreas comerciais, bairros e até mesmo lojas). As atividades de marketing local procura ficar tanto quanto possível próximas e pessoalmente relevante para cada cliente.
O quinto e último segmento de mercado é customerização que nada mais é que o marketing customizado, um exemplo de marketing customizado é compra pela internet em que o cliente navega pela web e procuram informações e avaliações dos