Segredos do psicotécnico
RESENHA CRÍTICA DO FILME ELYSIUM
CAIQUE SILVA, IGOR DA MOTA TERRA
VITÓRIA
ABRIL - 2014
CAIQUE SILVA, IGOR DA MOTA TERRA
RESENHA CRÍTICA DO FILME ELYSIUM
Trabalho apresentado a Professora Tatyana Lellis da disciplina Sociologia da turma A, turno noturno do curso Direito.
RESENHA SOBRE O FILME ELYSIUM
Elysium é um filme de ficção científica estadunidense, escrito e dirigido por Neill Blomkamp. Em 2159, os cidadãos de Los Angeles enfrentam um verdadeiro caos em sua sociedade devastada e com todos os seus recursos destruídos. Fato que fica evidenciado pela falta de saúde básica e a incessante perseguição que sofrem os moradores que são submetidos a tratamentos desumanos e segregação da humanidade que está dividida entre pobres e ricos. Onde os pobres falam espanhol, que remete à América Latina, continente considerado em subdesenvolvimento e os ricos em algumas situações falam o francês que remete à burguesia e ao desenvolvimento continental.
Realidade oposta vivem os cidadãos de Elysium, uma estação espacial, que deixaram a Terra devido ao excesso de população, ao que eles chamam de Terra doente e poluída. Os ricos se viram obrigados a ir para Elysium, para que pudesse ser mantido o padrão de vida que tinham até então.
Sem se importar com a miséria alheia, os moradores de Elysium construíram uma verdadeira fortaleza ao redor do satélite na órbita da Terra, onde oprimem todo tipo de tentativa à entrada de moradores da Terra, que são tentados pelo alto padrão de vida presente fora de seu “Habitat”. Os detentores do poder, sem dó e nem piedade, atacam com misseis as naves ilegais que circulam no espaço aéreo de Elysium e deportam os imigrantes. Semelhança com a vida real não é mera coincidência. O filme dirigido por Neill Blomkamp, retrata perfeitamente as tentativas dos imigrantes