Segmentação
1.Introdução
A segmentação de mercado significa a divisão dos consumidores em grupos que apresentam desejos de compras e necessidades específicas, ou seja, as pessoas não agem, não compram e não pagam da mesma forma, há uma dispersão regional e cultural que estabelece varias fatias de mercado a ser abastecido por projetos específicos de produtos específicos.
Neste entendimento, não se pode tratar os consumidores da mesma forma, pois as suas preferências não são iguais. Escolher um ‘’target’’, ou seja, um público-alvo, é um dos primeiros passos na estratégia de marketing de uma empresa, no trabalho de identificar alvos de mercado.
Concentrar esforços de marketing para que seu produto ou serviço atinja de forma adequada o seu público, satisfazendo da melhor forma possível a demanda. Cada grupo de consumidores deve apresentar diferenciações a respeito de traços psicográficos, geográficos, pretensão de compra, decisão de compra, entre outros fatores.
A partir da segmentação conhece-se profundamente o nicho, a cultura, o comportamento, o gosto e o comportamento geral do consumidor de forma mais particularizada. Fazendo com que, a produção do produto ou a forma de como o serviço é feito, sejam mais concretas e sucintas.
2. Estratégias
Constitui uma poderosa arma estratégica, cujas implicações decorrem da escolha de segmentos bem definidos para o delineamento de estratégias competitivas. Primeiro segmenta-se o mercado; em seguida, escolhe-se o alvo em que se quer trabalhar, diferenciando-se produtos e serviços de modo a atender as necessidades e desejos do público-alvo e, posteriormente, posiciona-se o produto como forma de expressar as diferenças existentes.
O objetivo básico da segmentação é concentrar esforços de Marketing em determinados alvos que a empresa entende como favoráveis para serem explorados comercialmente
Fazer com que cada segmento se constitua por grupos de consumidores que apresentem o mínimo de diferenças entre si,