segmentação
Estilo do consumidor
Tradicional – (60%) É o público ,acomodado,gosta de ler,indiferente a propaganda,a não ser quando salienta conforto, durabilidade,preço baixo e garantia.Valoriza a praticidade, conforto, durabilidade e o preço justo.Indiferente a etiqueta e a moda, motivado pela necessidade,não gosta de chamar atenção.
Fashion – (30%) É o público que mais consome, valoriza a moda,as etiquetas, a juventude, gosta do consumo em geral, é socialmente ativo, flexível, alerta aos modismos, julga se sexy e atraente, aceita novidades com muita facilidade,procura estar em forma, aprecia modelagem confortável, estilo contemporâneo e coordenado.
Vanguarda –(10%) É rebelde, particular,inesperado,inovador, sofisticado, desligado da família, gosta de informação e de sentir se diferente. Adota moda própria. Valorizar estilos, novidades, peças coordenadas de forma insólitas. São pessoas altamente criativas, sem medo de criticas.Curiosos, pesquisadores,muda as coisas em todas as áreas.
De alguns anos para cá, grandes magazines como C&A, Renner e Riachuelo, acostumados a vender para o público tradicional vem demonstrando uma preocupação maior com as tendências de moda. A razão é simples. Estima-se que no mesmo período que o consumidor tradicional adquire uma peça, o consumidor fashion adquire seis. Neste mesmo espaço de tempo, o consumidor de vanguarda adquire ( ou produz o que é o comportamento bem característico desse consumidor ) três novas peças. Percebe-se que o consumidor fashion é o mais interessante para o comércio da moda, embora não represente a maior fatia da população, são os responsáveis pelo consumo de artigos de vestuário.
O QUE É ALTA COSTURA E PRÉT Á PORTER?
Alta Costura é confecção artesanal e sob medida com exclusividade. As griffes que hoje atuam no mercado de Alta Costura são: Valentino, Chanel, Dior, Lacraix, Givenchy, Balmain. Balengiana, Versace e Lanvin. Trata-se de artigos de alto custo e atendem um mercado restrito.