Segmentação e Binarização de Imagens
Pedro Porto Silva Cavalcanti
Carlos Antonio Carvalho Ribeiro
Segundo relatório apresentado ao Professor Luiz Carlos Pereira, na disciplina de Análise de Imagens em Materiais (COT-854).
Rio de Janeiro
Novembro/2013
Sumário
1 INTRODUÇÃO
Uma determinada imagem é definida como uma função no estado plano, onde x e y são suas coordenadas, e a sua amplitude em qualquer par de coordenada é chamada de intensidade de cinza ou tom de cinza.Quando x, y e a amplitude têm valores finitos chamamos a imagem de imagem digital.
O processamento de imagens refere-se ao processamento de uma imagem digital por um computador. A imagem digital é composta por um número finito de elementos. Cada elemento tem uma determinada localizaçãoe valor.Pixel é o termo mais utilizado para denominar os elementos de um conversor digital de imagens.
1.1 OBJETIVO
Este relatório tem como objetivo praticar os conceitos apresentados em sala sobre segmentação e binarização de imagens em tons de cinza, fotografando as duas faces de um moeda.
1.2 ROTEIRO
A tarefa proposta foi fotografar as duas faces de uma moeda que poderia ser de qualquer valor para desenvolver as habilidades apresentadas em aula sobre segmentação e binarização de imagens em tons de cinza.
Assim, as seguintes etapas deveriam ser realizadas:
1) Processamento para melhoria da imagem
2) Processamento para obtenção de imagens binárias, ou seja, em preto e branco da moeda escolhida.
3) Se a imagem obtida apresentar irregularidades realizar um processamento de melhoramento de imagens binárias
4) O resultado final deverá ser de imagens segmentadas relativas as duas faces da moeda.
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 HISTOGRAMA
O histograma de uma imagem consiste em um conjunto de números que indica o percentual de pixels na imagem que apresenta um determinado nível de cinza. A partir da visualização do histograma da imagem temos a