Segmentação de mercado
Livro: Administração de Marketing - 12ª Edição
Editora: Pearson Education
Autores: Kotler, Philip; Keller, Kevin Lane
Ano de Publicação: 2006
Tema da Obra: Marketing
Cap. 8 – Identificação de Segmentos de Mercado e Seleção de Mercados alvos.
Um marketing de mercado-alvo eficaz exige que os profissionais de Marketing identifiquem e trace o perfil de grupos distintos de compradores que diferem em suas necessidades e preferências isso se chama segmentação de mercado. Níveis de Segmentação de Mercado
O Argumento do marketing de massa é que ele cria um mercado potencial maior, o que gera custos mais baixos que por sua vez levam a preços mais baixos ou a margens mais altas.
“No entanto, muitos ressaltam que está havendo uma fragmentação crescente no mercado, o que dificulta o marketing em massa. A proliferação de meios de propaganda(mídia) e canais de distribuição está tornando difícil e caro atingir um publico em massa. De fato muitas empresas estão se voltando para o Micromarketing em um desses quatro níveis: segmento, nicho, local e individual. (KOTLER, 2006, p. 237)
Marketing de Segmento
Um segmento de mercado consiste em um grande grupo de consumidores que possuem as mesmas preferências.
Os profissionais de marketing não criam os segmentos, sua tarefa é identificá-los e decidir em quais vão se concentrar. O marketing de segmento oferece benefícios importantes em relação ao marketing de massa. A empresa pode planejar, definir preços, divulgar e fornecer produto ou serviço para melhor satisfazer o mercado alvo.
Marketing de Nicho
“Um nicho é um grupo definido mais estritamente que procura um mix de benefícios distintos.” (KOTLER, 2006, p. 238). Um nicho atraente tem as seguintes características: os clientes aceitam pagar um preço mais alto a empresas que melhor suprir suas necessidades distintas; o nicho não costuma atrair outros concorrentes. Marketing Local
O marketing direcionado está