Sedentarismo
1.O que é - Sedentarismo é definido como a falta, ausência e/ou diminuição de atividades físicas ou desportivas. Considerada como a doença do século, está associada ao comportamento quotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. Pessoas que têm um gasto calórico reduzido semanalmente pela ausência da prática desportiva são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários.
2.Causas - A falta de atividade física e que resulta em vários problemas, geralmente causada pela falta de determinação à ausência do desporto na vida gera muitos problemas e o principal é o sedentarismo e é na infância que ele é determinado, visto como uma doença que atinge metade da população em todo o mundo homens e mulheres de todas as idades, porém pessoas que nunca praticaram desportos são mais aptas a ser sedentárias, quem já praticou desporto em algum momento da vida raramente se tornará sedentário.
O que leva muitas pessoas ao sedentarismo é a falta de estímulos e influências, crianças sedentárias costumam ter esta influência dos pais e pode prejudicar muito no desenvolvimento dela, é altamente indicada a prática de desportos durante a infância, a influência é muito importante para que exista a possibilidade de se exercitar. Em seguida vem o estímulo de alguém que esteja por perto para te ajudar a prosseguir, quando isto tudo está em falta não tem o porquê de a pessoa praticar atividades, ela sente-se acomodada e quando não tem ninguém para lhe dar um “empurrãozinho” é tarde demais, a maioria das pessoas só procuram ajuda quando surge algum problema grave de saúde, ou melhor, quando este problema está muito grave, é preciso durante toda a vida se exercitar para evitar problemas futuros.
3.Consequências - As consequências da falta de atividade física são visíveis, a obesidade é o problema mais grave juntamente com a regressão funcional, hipotrofia das fibras musculares, perda de flexibilidade, enfarte, colesterol alto, hipertensão arterial, diabetes e o