Sedentarismo
1. INTRODUÇÃO
A saúde do Homem no Brasil passa por um momento de transformação, estando cada vez mais exposta aos veículos de comunicação. Porém ainda é considerada preocupante, pelo fato de que, os homens acabam se tornando mais expostos as doenças do que a mulher por não procurarem a atenção primária, buscando recursos apenas em fases ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade. Vários estudos comparativos entre homens e mulheres têm comprovado o fato de que os homens são mais vulneráveis às doenças, sobretudo às enfermidades graves e crônicas, e que morrem mais precocemente que as mulheres (BRASIL, 2008).
Os caminhoneiros são os profissionais responsáveis por transportar as riquezas produtivas do país, através do transporte rodoviário. Contribuindo para o desenvolvimento econômico, político e social. Devido às condições do seu trabalho exigem grandes esforços do seu corpo e da sua mente, é uma profissão, que a carga de trabalho é grande, ultrapassando os limites de horário considerados corretos.
Para se ter uma boa condição física, necessitamos de uma boa alimentação, descanso noturno e praticar exercícios físicos, porém a forma de trabalho desses profissionais e falta de informações, limita-os, tornando assim um pouco complicada a realização destas atividades. Segundo Araújo (2000), atividade física e alimentação inteligente são a chave para a perda de peso e melhorar a capacidade física e com isso o controle de doenças.
A alimentação dos caminhoneiros na maioria das vezes é feita de forma inadequada, ingerindo alimentos não saudáveis e principalmente frituras. Segundo Paula, Silva e Guedes (2009), os caminhoneiros podem estar expostos a várias doenças degenerativas devido às características peculiares de sua profissão, considerando que a alimentação é realizada em restaurantes a beira das estradas onde encontram uma variedade de ofertas de alimentos com