sedentarismo
Larissa Tiemi Armelin – RA 1105926
Melissa Yumi Sato - RA1103492
Pólo Hamamatsu - Japão
Considerações iniciais, Justificativas e Objetivos
Ano após ano, o índice de doenças na infância tais como obesidade infantil, doenças respiratórias, doenças cardiovasculares, diabete, hipertensão, depressão, stress, ansiedade, dentre outras, tem aumentado significativamente. Estima-se que a geração atual tem tendência a viver menos que as gerações anteriores.
A causa para esse quadro pode ser explicada pela vida cada vez menos ativa que não somente crianças e adolescentes, mas a sociedade em geral tem se encaixado, ou seja, no comodismo dos avanços tecnológicos. Os quais vem proporcionando uma vida de muitas facilidades e praticidades, porém, cada vez mais sedentária.
Os maus hábitos alimentares também são fatores que contribuem em peso para o comprometimento da saúde e qualidade de vida da população. Acreditamos que a escola pode e deve intervir nessa realidade.
Dessa forma, nossos objetivos consistem na conscientização e participação ativa de docentes, funcionários, alunos e comunidade, no estímulo à prática da leitura e atividades físicas e na mudança de hábitos alimentares. Ou seja, melhorar a qualidade de vida para um maior proveito da mesma.
Metodologia/ Estratégias de Ações Pedagógicas
Apresentar o projeto para aos professores para a articulação de idéias e ações
(interdisciplinaridade).
Questionário aos pais e alunos quanto ao tempo de uso diário do computador, TV, games dentro de casa.
Palestra de conscientização sobre o sedentarismo, como a tecnologia afeta nos dias atuais, por meio de vídeos, imagens e depoimentos (professores, pais e alunos).
Palestras com especialistas no assunto, apresentando vídeos e imagens (nutricionistas, médicos). Reunião feita com os professores sobre o espaço e os equipamentos para melhor adequar a escola (reaproveitar ou providenciar).
Reunião com o(s)