sedentarismo
O sedentarismo pode ser definido como falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes. Pessoas com atividades físicas regulares, como limpar a casa, caminhar para o trabalho, realizar funções profissionais que requerem esforço físico, não são classificados como sedentários. O sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com atividades físicas.O sedentarismo é um dos fatores de risco intimamente relacionados com o aparecimento de doenças como a hipertensão, doenças respiratórias crônicas e distúrbios cardíacos. Pesquisas mostram que, o risco de se ter uma doença cardiovascular aumenta três vezes nas pessoas que não têm uma vida ativa. Mais de 60% da população adulta não pratica exercício físico.O primeiro passo para se ter uma vida saudável e combater o sedentarismo é consultar profissionais especializados, depois disso, mudar alguns hábitos de vida, de acordo com a orientação dos profissionais de nutrição e prática de exercícios. Exercícios como subir escadas em vez de utilizar elevadores, caminhar, andar de bicicleta ou mesmo passear com o cachorro são atividades que estimulam o bem estar físico e mental e reduzem, de forma eficaz, as consequências ligadas à inatividade. Para qualquer prática de exercícios um profissional de saúde deve ser consultado!
Como iniciar uma atividade física para idosos
Geralmente, numa fase inicial, recomenda-se atividades de baixo impacto como caminhadas, danças de salão e hidroginástica, evitando sempre o risco de lesões nos músculos e sobrecarga das articulações.
Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, o idoso deve ser orientado por um fisioterapeuta para a definição de um programa de exercícios individualizado, como mostra a seguir:
• Período de aquecimento: 10 minutos através de caminhadas leves, nadar, até mesmo atividades do cotidiano como afazeres domésticos, jardinagem e dança;