Sedentarismo
Sedentarismo
Sedentarismo em si, é uma doença, mas que pode causar doenças mais graves, na verdade trata-se de um comportamento induzido por hábitos decorrentes dos confortos da vida moderna. Com a evolução da tecnologia e a tendência cada vez maior de substituição das atividades ocupacionais que demandam gasto energético por facilidades automatizadas, o ser humano adota cada vez mais a lei do menor esforço reduzindo assim o consumo energético de seu corpo. Ele consiste na falta de atividade física, com a falta de atividades físicas você pode desenvolver doenças como a obesidade, hipertensão arterial, diabetes, ansiedade, aumento do colesterol, infarto do miocárdio são alguns dos exemplos das doenças às quais o indivíduo sedentário se expõe.
Como evitar o sedentarismo ?
Para atingir o mínimo de atividade física semanal, existem várias propostas que podem ser adotadas de acordo com as possibilidades ou conveniências de cada um:
Praticar atividades esportivas como andar, correr, pedalar, nadar, fazer ginástica, exercícios com pesos ou jogar bola é uma proposta válida para evitar o sedentarismo e importante para melhorar a qualidade de vida. Recomenda-se a realização de exercícios físicos de intensidade moderada durante 40 a 60 minutos de 3 a 5 vezes por semana;
Exercer as atividades físicas necessárias à vida cotidiana de maneira consciente.
Vantagens da atividade física
Ajuda a controlar o peso;
Diminui a pressão sanguínea;
Reduz o risco de desenvolver a pressão alta;
Diminui o risco de desenvolver doenças, como a diabete;
Ajuda a manter ossos, músculos e articulações saudáveis;
Ajuda a previnir e diminuir a obesidade;
Promove o bem-estar.