Sedentarismo: A importância de se praticar uma atividade física permanente.
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
UNIDADE ACADÊMICA DE ENFERMAGEM
PROFESSORA: ERLANE FEITOSA
ALUNA: RAFAELE APARECIDA FIGUEIREDO GOMES
SEDENTARISMO: A IMPORTÂNCIA DE SE PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA PERMANENTE
CAJAZEIRAS – PB
AGOSTO/2013
Sedentarismo: a importância de se praticar uma atividade física permanente.
O sedentarismo é a ausência da prática de atividades ou exercícios físicos, não apenas esportes, mas também qualquer esforço físico diário, como o ato de caminhar, subir escadas, atividades domesticas, entre outros. A falta de atividade física tem se agravado, principalmente, devido às modernidades que surgem, causando acomodação nas pessoas, que se sentem bem diante do conforto apenas, sem notar os malefícios causados por esses péssimos hábitos de vida. Sendo assim, as pessoas acabam gastando poucas calorias durante a semana, podendo assim ser consideradas pessoas com hábitos sedentários.
Como conseqüências, podem ocorrer o aumento dos riscos na ocorrência de várias doenças, como doenças respiratórias, infarto, aumento das taxas metabólicas, como colesterol, diabetes, ácido úrico, cardiopatias, alteração na pressão arterial, problemas articulares e posturais, até mesmo levando a morte súbita. Causa ainda comprometimento da funcionalidade dos órgãos, perda de flexibilidade, hipertrofia muscular, sobrepeso e obesidade, dentre outras complicações.
É importante que haja a prática de atividades físicas de forma regular, pois há inúmeros benefícios adotando este hábito. Há a contribuição para o bom funcionamento dos órgãos, como intestino e, principalmente, o coração, diminui a ansiedade, o estresse e a depressão melhorando o humor e a auto-estima, ajuda na prevenção e no controle de doenças cardiovasculares e dos descontroles nas taxas metabólicas, traz um equilíbrio entre a ingestão e o gasto de energia, associadas a bons hábitos alimentares, aumenta a perda de gordura e