Seculo XX 1 parte 2
XX
Professora Patrícia
A importância que o século XX trouxe para a educação foi bastante significativa, em especial, o avanço da educação popular e a sua redemocratização, que foram contribuintes não somente para uma nova escola, mas também para o legado da história e memória do Brasil no século XX.
No final do século XIX, vivemos tempos de ruptura, das lutas revolucionárias para a construção de uma sociedade mais justa e democrática, incluindo-se aí não só o anseio de liberdade mas também de igualdade, intensificando a defesa dos direitos do cidadão, da mulher, das minorias.
No continente europeu no século XX, a livre concorrência foi substituída pelo capitalismo de monopólios, acentuando a concentração de rendas e as consequentes disparidades sociais. Os choques entre as potencias imperialistas culminaram no conflito armado da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). O fato que deflagrou a Primeira Guerra foi o assassinato do arquiduque
Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, e sua esposa no dia 28 de junho de 1914. O arquiduque e sua esposa foram mortos a tiros em Sarajevo, capital da Bósnia. O assassino foi um estudante nacionalista sérvio. A Áustria apresentou um ultimato à Sérvia e exigiu uma resposta dentro de 48 horas. Os termos desse ultimato eram tão humilhantes que era quase impossível a Sérvia aceitá-los.
Assim, a Áustria, que era aliada da Alemanha, declarou guerra à
Sérvia, que era aliada da Rússia, essa por sua vez, era aliada da
França e da Inglaterra.
Na verdade, o assassinato do arquiduque serviu de pretexto para que os países entrassem em guerra. Desde 1871, as potências europeias estavam em paz umas com as outras, mas todas estavam envolvidas numa corrida armamentista, isto é, todas estavam investindo em gastos militares, cada uma procurando superar as outras em armamentos.
4
O Tratado de Versalhes, assinado em 1919 e que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial, determinava que a
Alemanha assumisse a