Secretariado um novo conceito
Os cursos de bacharelado fornecem ao aluno conhecimentos para que ele seja capaz de assessorar executivos de empresas de qualquer porte, com capacidade de liderança, autonomia e senso de organização, em tarefas administrativas, financeiras, de recursos humanos, vendas e marketing. A formação básica inclui responsabilidade social, finanças e contabilidade. A parte humanística também é grande, e as principais matérias são artes, cultura e cidadania, relações humanas e ética profissional. A formação em língua estrangeira, principalmente o inglês, é o destaque. Há ainda disciplinas específicas, como redação empresarial, protocolo e etiqueta. O estágio supervisionado é obrigatório, e a maioria das escolas pede um trabalho de conclusão de curso. Atenção: boa parte das instituições oferece o curso de Secretariado Executivo Bilíngue ou Trilíngue.
A origem do secretariado é na antiguidade quando os homens desenvolviam atividades como escribas e alguns escravos também realizavam atividades que se assemelham à assessoria.
Na idade média os secretários eram os monges, já no período do mercantilismo esta atividade ficou um pouco esquecida.
Há registros de que Napoleão Bonaparte teve uma secretária mulher, que era incumbida de fazer as anotações da guerra, no entanto, Josefina, a esposa de Napoleão, forçou-o a contratar um homem para esse cargo.
Apenas no período das Guerras Mundiais é que as mulheres ganharam espaço no mercado de trabalho, em função da falta de mão-de-obra masculina.
E da mesma maneira que o mundo foi evoluindo e criando novas demandas assim aconteceu com o secretariado.
Principais instituições
O primeiro curso de nível superior em Secretariado no Brasil foi o da Universidade Federal da Bahia, criado em 1969.
E o primeiro curso de nível superior em Secretariado reconhecido no Brasil o da Universidade Federal de Pernambuco, criado em 1970 e reconhecido em 1978.
A seguir a lista de algumas Universidades Públicas que oferecem o Curso de