Secex mercosul e brics
CURSO DE LOGÍSTICA
SECEX
MERCOSUL
BRICS
Luana de Souza Andrade
São Paulo/SP
2011
INTRODUÇÃO
Cada país, devido a questões biológicas, geográficas e culturais, tem sua produção específica tanto de produtos, como de serviços prestados. Os países em todo o mundo tem a necessidade de formar ligações comerciais onde possam adquirir os produtos e serviços que não podem produzir internamente. Essa necessidade só é suprida completamente com acordos e negociações justas e igualitárias. A Secretaria do Comércio Exterior – SECEX – do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, é o órgão que cumpre e fiscaliza determinações legais para esse tipo de transação no Brasil. Os blocos econômicos MERCOSUL e BRICS foram formados para proteger as economias dos países envolvidos, de modo que a preferência e o favorecimento interno sejam importantes ferramentas para o crescimento econômico.
SECEX
A SECEX, Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, é o organismo que cumpre um papel central quando o assunto é a inserção do Brasil no mercado internacional. Do ponto de vista estritamente comercial, responde tanto pela política de exportação e importação, quanto por sua operação.
Cabe à SECEX, por exemplo, propor políticas e programas de comércio exterior e acompanhar sua execução. Isso inclui ampla participação no desenvolvimento e acompanhamento dos sistemas de financiamento às exportações.
Nessa área, a atuação da Secretaria se dá através de seu Departamento de Políticas de Comércio Exterior, o DEPOC, cujo trabalho estende-se até mesmo a aspectos relacionados à difusão de conhecimentos.
São 827 agentes, ligados aos governos estaduais ou a entidades empresariais, treinados para dar assistência à micro, pequenas e médias empresas em matéria de comércio exterior. Eles estão interligados através do Redeagentes, sistema eletrônico que permite troca de informações e