Secagem e armazenam de grãos
Disciplina: Tecnologia de Pós Colheita de Grãos
Amostragem
Amostra: É uma porção de um lote selecionada e analisada com a finalidade de se obter informações sobre ele.
Equipamentos e Amostragem:
a) Amostragem de Produtos a granel
Uma amostra é obtida de um lote de grãos pela tomada de pequenas porções, de forma aleatória, em diferentes locais do lote e combinando-as. Desta amostra, amostras menores são obtidas por uma ou mais divisões.
As amostras devem ser colhidas usando-se caladores do tipo duplo, sonda ou pneumático. É necessário que a amostra seja coletada ao acaso, em lugares diferentes da carga, de acordo com a especificação detalhada abaixo.
As amostras devem ser coletadas em diferentes profundidades. Os grãos localizados na parte superior do caminhão ou vagão podem ter sofrido influência de ventos, chuva ou sol. Além disso, durante o transporte do produto, as impurezas mais pesadas tendem a acomodar-se no fundo do caminhão e as mais leves, na parte superior. Esse fenômeno denomina-se "segregação", e os fatores nela envolvidos são o tamanho, a forma e a densidade da impureza.
Figura 17 – Amostragem a granel - veículos
• Em veículos:
Estabelecer as regiões de amostragem seguindo os seguintes critérios mostrados na Figura 18. Figura 18 - Pontos de amostragem de produtos a granel
Os pontos esquematizados na figura acima, mostram a quantidade mínima a ser coletada. As regiões de amostragem devem variar a cada veículo, a fim de se evitar fraudes. Deve-se utilizar calador composto (introduzir o calador fechado até o fundo do veículo, abrir o calador para a coleta da amostra e fechar em seguida).
• Em veículos durante a descarga:
Abrir as comportas ou as laterais do veículo, coletar as amostras em todas as comportas ou em vários locais da lateral. A amostragem durante a descarga pode ser uma amostragem complementar.
• Em graneleiros:
A coleta de amostras deve ser feita após a marcação de pontos na