sec XX
A grande transformação pela qual passou a educação e que reflete positivamente na educação atual, foi a idealizada pelos pensadores iluministas, ainda no século XVIII, a qual buscava a emancipação humana, o sujeito com autonomia de pensar e agir. No século XIX, a busca por igualdade e liberdade marcou a educação, e esses conceitos vieram a se concretizar efetivamente ao longo do século XX, no qual os direitos do cidadão, das crianças, das minorias, da natureza, enfim, de todos, foi discutida e defendida. O século XX foi marcado pela busca do respeito às desigualdades.
Juntamente a esses pontos, o avanço da tecnologia fez com que o paradigma da sociedade, e consequentemente, da educação, tomasse um novo rumo. Notáveis transformações no campo, na cidade e na mentalidade da população podem ser constatadas, buscando, esta, novos valores. A escola, que é regida pela sociedade conforme seus moldes, teve de se adequar a esse novo paradigma e com isso, o papel do professor e a figura do educando tiveram uma nova configuração.
Dentro da perspectiva do respeito à minoria, a educação especial, ou o atendimento educacional especializado, destinada a atender pessoas com necessidades educacionais especiais evidenciou-se como fator concretizante da busca da igualdade e dignidade do ser humano. Essa compreensão do indivíduo deficiente sofreu transformações ao longo da nossa história, chegando à Contemporaneidade com discursos sobre integração e inclusão. A pessoa deficiente precisa, nessa nova forma de pensar, buscar sua realização pessoal através da descoberta de suas capacidades a aprimoramento das mesmas para participar, efetiva e autonomamente, da sociedade. Vê-se que o avanço foi significativo, pois