Sebrae
É a disposição de enfrentar desafios, de abandonar a vida relativamente segura, de assalariado, para experimentar os limites de sua capacidade, em um negócio próprio.
Saber enfrentar riscos é a característica numero um do empresário. Depois de instalada a empresa, é necessário renovar os produtos e serviços. O avanço tecnológico, modismos, costumes e comportamentos mudam, tudo isso afeta seu negócio. É preciso arriscar no futuro, para não ficar defasado. As recompensas estão associadas aos maiores riscos, que bem dosados, garantem sucesso ao empreendimento.
2 - Senso de oportunidade
Enxergar oportunidades onde muitos só vêem ameaças, eis a chave do sucesso. Identificar tendências, necessidades atuais e futuras dos clientes. Chegar na frente com produtos e serviços novos ou diferenciados. Para isso, é necessário estar permanentemente ligado ao que acontece em sua volta na sociedade, nos meios de comunicação, no setor onde a empresa opera. Hà duas décadas, os ecologistas eram vistos como seres lunáticos. Hoje, a ecologia é marketing para qualquer negócio.
3 - Liderança
Capacidade de induzir pessoas, de usar o poder de influência para solucionar problemas. Delegar responsabilidades, valorizar o empregado, formar uma cultura na empresa para alcançar o objetivo principal - a satisfação dos clientes. Flexibilidade, velocidade e competência. Outros valores devem ser cultivados e introduzidos na organização. As armas de sua administração são: a liderança e a participação. O dirigente deve ser um líder, alguém em que todos confiam.
4 - Jogo de cintura
Ser flexível. Ter capacidade de reconhecer o que é melhor e se for preciso, mudar tudo em busca da excelência: produtos e serviços, processos, métodos de trabalho e políticas empresariais. O necessário para ajustar a organização ás expectativas dos clientes. O empreendedor deve entender o conceito de parceria dos negócios. Ganhar a custa de alguns é uma postura predatória.