SEAD
1) m e n é inteiro ímpar
Provar que m e n é ímpar
S:
Por hipótese m e n são inteiros ímpares, então podemos escrever m=2k+1 e n=2p+1, com k e p inteiros. m . n = (2k+1) . (2p+1) = 4kp + 2k + 2p + 1 = 2 . (2kp+k+p) + 1 = 2 k' + 1 com k' inteiro que é ímpar.(c.q.d.)
2)significado das palavras: axioma, teorema e conjectura
Axioma:
Em muitos contextos, axioma é sinônimo de postulado, lei ou princípio.
Proposição assumida como verdadeira sem prova, verdades inquestionáveis universalmente válidas, muitas vezes utilizadas como princípios na construção de uma teoria ou como base para uma argumentação.
Teorema:
Proposição garantida por prova.
È uma afirmação que pode ser provada como verdadeira através de outras afirmações já demonstradas, como outros teoremas, juntamente com afirmações anteriormente aceitas, como axiomas. Prova é o processo de mostrar que um teorema está correto. O termo teorema foi introduzido por Euclides, em elementos, para significar "afirmação que pode ser provada"
Conjectura:
Proposição que não foi provada ou refutada.
Uma conjectura pode consistir no ato de inferir algo, com base em uma fonte não confirmada, como intuição ou palpite.
A palavra conjectura relacionada com a matemática, é uma hipótese que os matemáticos acreditam ser verdadeira, mas que ainda não foi demonstrada.
Enunciado dos seguintes:
Teorema de Pitágoras
Teorema Fundamental da Aritmética Axioma de Arquimedes3 Axioma (ou Princípio) da Incerteza (este é um axioma da Física...)
Teorema de Pitágoras Em qualquer triângulo retângulo, o quadrado do comprimento da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos comprimentos dos catetos
Teorema Fundamental da Aritmética
Sustenta que todos os números inteiros positivos maiores que 1 podem ser decompostos num produto de números primos sendo esta decomposição única a menos de permutações dos fatores.
Axioma de Arquimedes
O estudo do