Se N O Houvesse Rota O
Se não houvesse translação, a Terra "cairia" no Sol, porque é a velocidade de translação e a gravidade do Sol que mantém a órbita da Terra estável. E sem a velocidade de translação agindo para empurrar a Terra em sentido contrário do Sol, sobraria a gravidade do Sol puxando a Terra para ele mesmo.
A FORMA DA TERRA
O verdadeiro formato da Terra não é redonda, o formato mais próximo é geoidal por apresentar superfícies irregulares. O Globo terrestre possui aproximadamente 510 milhões de Km², distribuídos em 6 continentes (América, Europa, África, Ásia, Antártida e Oceania ). Os paralelos são circunferências imaginárias dispostas perpendicularmente ao eixo da rotação terrestre, a partir da linha do equador. A linha do equador divide o planeta em Norte - Sul. A distancia medida em graus de cada paralelo em relação à linha do equador determina a sua latitude. E ela pode variar de 0° grau na linha do equador a 90° Norte no Polo Norte e 90° Sul no Polo Sul. Os meridianos são semicircunferências imaginárias traçadas de um polo a outro da Terra, no sentido norte-sul. O meridiano de Greenwich divide o planeta em Leste (Oriental) – Oeste (Ocidental).
As coordenadas geográficas de cada ponto na esfera terrestre são determinadas por um cruzamento de uma latitude com uma longitude.
O MOVIMENTO DE ROTÇÃO E OS FUSSOS HORÁRIOS Para regulamentar as diferenças de horários entre as regiões do planeta, a esfera terrestre foi dividida em 24 fusos horários (uma faixa cada uma hora do dia). O Brasil apresenta 3 fusos horários, devido à sua grande extensão territorial no sentindo leste-oeste. A translação é o movimento que a terra realiza em torno