Se Obama fosse Africano
E se Obama fosse africano? Biografia de Mia Couto.
Nasceu na Beira, em Moçambique, em 1955, e é um dos principais escritores africanos, comparado a Gabriel Garcia Márquez, Guimarães Rosa e Jorge Amado. Seu romance Terra sonâmbula foi considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX. Em 1999, o autor recebeu o prêmio Vergílio Ferreira pelo conjunto de sua obra e, em 2007 o prêmio União Latina de Literaturas Românicas.
Bota a foto dele memo.
CADA HOMEM É UMA RAÇA (2013) A CONFISSÃO DA LEOA (2012) ESTÓRIAS ABENSONHADAS (2012) E SE OBAMA FOSSE AFRICANO? (2011) ANTES DE NASCER O MUNDO (2009) O FIO DAS MISSANGAS (2009) O GATO E O ESCURO (2008 VENENOS DE DEUS REMÉDIOS DO DIABO (2008) TERRA SONÂMBULA (2007) - Autor A VARANDA DO FRANGIPANI (2007) O OUTRO PÉ DA SEREIA (2006) O ÚLTIMO VOO DO FLAMINGO (2005) UM RIO CHAMADO TEMPO, UMA CASA CHAMADA TERRA (2003)
Terceiro Slide
‘ Línguas que não sabemos que sabíamos’
Resumo
O capitulo conta brevemente sobre a história de uma mulher que está em fase terminal e pede ao seu marido que fale em uma língua desconhecida e o marido o faz e sua mulher dorme com um sorriso no rosto e diz que aquele idioma desconhecido trouxe lembranças antigas a ela. Essa breve história serve de introdução para uma reflexão do que move a literatura, independente da língua ou nação, e ele chega a uma relação que responde a essa pergunta “caos-mologia” a relação com o mundo informe e caótico.
Ele diz sobre a diversidade da linguagem, que cativa a poetas e escritores e que está sendo deixada de lado em função do capitalismo e da busca ao lucro. Ele cita Moçambique como exemplo, da linguagem, onde existem diversos tipos de línguas e algumas pessoas trabalham para que essas línguas não sumam e diz que esse trabalho é muito parecido com os dos biólogos, como ele, que tentam manter espécies que quase estão em extinção. Ele cita mais dois casos de tradução