"Se isto é um homem", primo levi
2012/13
“Se isto é um homem”, Primo Levi
Biografia
Primo Levi nasceu em Turim, Itália, em 1919. Entrou para a Universidade de Turim em 1937, onde estudou química. Formou-se em 1941, e o seu diploma foi marcado com a expressão de “raça judia”.
Foi em 1944 que foi enviado, com todos os outros prisioneiros do campo de Fossoli para Auschwitz, onde Levi permaneceu cerca de 11 meses.
Após a libertação do campo Levi regressou a Itália e tornou-se um químico industrial. Começou a escrever sobre a sua experiência no campo de concentração e sobre sua viagem para casa. Resultaram os livros: “Se questo è un uomo” e “La tregua”.
Morreu a 11 de Abril de 1987. São apontados dois motivos para o sucedido: uma queda nas escadas do prédio onde vivia, ou suicídio.
* Fig. 1- Primo Levi
* Fig.2- Entrada do campo de concentração Auschwitz
Contextualização histórica
Este livro surge no contexto da Segunda Guerra Mundial. As humilhações sofridas pela Alemanha após a Primeira Guerra Mundial, e a crise económica de 1929, contribuíram para a instabilidade vivida na Alemanha nos anos 30. Os alemães viram em Adolf Hitler a esperança de recuperação da nação alemã. E este foi capaz, em pouco tempo, de afastar a Alemanha do cenário catastrófico no qual se encontrava, o que contribuiu para que a sua popularidade e consideração aumentasse entre o povo alemão.
Instala-se, novamente na europa, um clima de instabilidade que culminou numa nova guerra. Esta por sua vez obteve maiores proporções do que a primeira e a partir de cerca de 1940, os alemães começaram a construir instalações que serviriam como campos de concentração e de extermínio para os grupos, sobretudo judeus, que corrompiam a “raça ariana”.
* FIg.3- Mussolini e Hitler
Síntese
O livro “Se isto é um homem” de Primo Levi, narra a experiencia do escritor no campo de concentração de Auschwitz. Trata-se de uma descrição na primeira pessoa de um judeu sobrevivente, que tem