sdfwrfewfwsfgvedfg

4222 palavras 17 páginas
CONSIDERAÇÕES SOBRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS E
O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL

Tamara Nomura NOZAWA1

RESUMO: Este artigo traz uma reflexão da política da saúde no Brasil dentro de um estado neoliberal e a importância do profissional de serviço social dentro desta área, visto que a saúde é um direito universal, no entanto o que se percebe é que apenas uma parte da população tem acesso a ela como deveria, com qualidade e dignidade. A maioria fica a espera de vagas, a burocracia e muitos acabam nem sendo atendidos. O objetivo deste estudo é discutir a saúde, como que essa política surgiu no Brasil e atualmente como ela tem sido aplicada e também abordar as intervenções do assistente social dentro dessa área.
Palavras-chave: Saúde. Serviço Social. Direito social. Intervenção do assistente social. 1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo discutir a questão da saúde pública no Brasil e o trabalho do assistente social dentro dessa área.
O tema é muito pertinente, considerando que a saúde é um direito social, com caráter universal e que um dos fundamentos da profissão de assistente social é a defesa intransigente dos direitos e também a promoção da autonomia do ser humano, dessa forma, o texto traz uma reflexão das ações do profissional de serviço social, fazendo aproximações com a realidade vivida. Para isso foram feitas pesquisas em livros, revistas e consultas na Internet.
O estudo está dividido em três partes, sendo que a primeira fará um breve relato histórico da saúde e contextualizará a reforma sanitária, discutindo o
Sistema Único de Saúde e refletindo o SUS no Estado Neoliberal.
A segunda parte abordará a trajetória do Serviço Social na saúde, refletindo as mudanças ocorridas durantes as décadas de 30 até os dias atuais.

1

Discente do 6º termo do curso de Serviço Social das Faculdades Integradas “Antonio Eufrásio de
Toledo” de Presidente Prudente. e-mail: tamaranozawa@unitoledo.br

Por último, será discutido

Relacionados