Sdcac

1291 palavras 6 páginas
Membrana Plasmática
A Membrana plasmática é o envoltório que toda célula possui (. Sua espessura está entre 6 a 9 nm, só visível ao microscópio eletrônico, são flexíveis e fluidas. São estruturas altamente diferenciadas, destinadas a uma compartimentação única, na natureza. Elas são capazes de selecionar, por mecanismos de transporte ativo e passivo, os ingredientes que devem passar, tanto para dentro como para fora das células.

Transporte Passivo: Classificamos a passagem de substâncias pela membrana como transporte passivo quando o objetivo do processo é igualar as concentrações encontradas no meio interno e no meio externo da célula.

Transporte Ativo: O transporte ativo é um processo caracterizado pela passagem dos solutos no sentido contrário ao gradiente de concentração, ou seja, do meio menos concentrado para o mais concentrado. Para tanto, há gasto energético.

*Estrutura básica da Membrana Plasmática

Modelo Mosaico Fluido – Sugerido por Singer e Nicholson, onde as proteínas da membrana estão engastadas na camada lipídica, do lado interno, do lado externo, ou atravessando completamente a membrana. Existe uma grande variedade proteínas membranais. A fluidez esta condicionada ao tipo de ligações intermoleculares na membrana. O termo mosaico se deve ao aspecto da membrana na microscopia eletrônica.

Atualmente, o modelo do mosaico fluido é o mais aceito, por encontrar apoio em varias evidencias experimentais. Nenhum modelo está pronto, a evolução das pesquisas irá melhorar o conhecimento atual.
Ligações na Membrana Plasmática
A membrana plasmática não é uma estrutura covalente.

As forças que mantém as biomoléculas na membrana, são coulombianas, hidrofóbicas, pontes de H, etc.
Composição e propriedades da Membrana Celular
Todas as membrana biológicas são constituídas por uma dupla camada lipídica aproximadamente (45%) e proteína (55%) é altamente higroscópica, seletivamente permeável (controla e entrada e saída de substâncias), possui poros,

Relacionados