Scrise da sociedade do trabalho

935 palavras 4 páginas
RESENHA_______________________________________________________________
Bruna Daniele Barbosa de Carvalho

KAFKA, Franz. A Metamorfose. 14. ed. Tradução de Modesto Carone, São Paulo, Companhia das Letras, 1997.

Franz Kafka nasceu em Praga a 3 de julho de 1883, cidade que durante todos os 40 anos da vida do escritor pertenceu à monarquia austro-húngara. Formado em direito, ele fez parte, junto com outros escritores da época, da chamada Escola de Praga. O primeiro livro de Kafka foi "Consideração", publicado em 1913.
No ano seguinte à publicação da sua primeira obra, Kafka sofreu uma grande crise emocional. Escreveu O Processo , de 1925, ainda A Metamorfose (1916) e O Castelo (1926).

A obra“A Metamorfose” é uma narrativa literária de cunho realista mas com considerável dosagem de fantasia, Kafka derrama um forte componente biográfico nos seus textos aborda questões universais como falta de ânimo e razão para viver, solidão, amor servil e desejo irrealizável. O livro conta a história de um caixeiro-viajante Gregor Samsa que certo dia acordou transformado num inseto. Gregor Samsa era uma pessoa muito pessimista em relação ao futuro, era explorado pela família e pelo patrão, era ele que sustentava os pais e a irmã. Quando Gregor Samsa fica então agarrado a cama num estado de desorientação, a família desprezou-o e abandonou-o, porque ele só tinha valor enquanto fonte de rendimento familiar e meio de pagamento das dívidas do pai ao seu chefe. Ainda por cima, culpando-o por não poder trabalhar.
Ao princípio, a irmã era a única a preocupar-se com ele, a sua relação com o pai não era a melhor e fica bem visível a certa altura quando, o senhor Samsa bombardeia Gregor com maças, até uma lhe cravar em cheio no dorso. Feriu-o gravemente, e ficou lá a apodrecer e a infectá-lo. A família o manteve fechado no quarto, isolado do mundo. Porém, permaneceu humano até quase à morte, que foi a única forma de libertação, nesse estado entre o humano e o inseto, permaneceu

Relacionados