Script
Prof. Luiz Vicente de Paulo
1 AS ORGANIZAÇÕES COMO ENTIDADES SOCIAIS
1.1 Definições e conceitos
As organizações são agrupamentos sociais que coordenam uma grande quantidade de ações humanas. Desenvolvem atividades que combinam pessoas e recursos unindo-as nos mesmos processos dirigentes, especialistas, funcionários, máquinas e matérias primas (CURY, 2011).
As organizações satisfazem a maior variedade de necessidades sociais e pessoais através da elaboração de produtos e serviços.
Philip Selznick (1972) apud Cury (2011) descreve que somente a criação da estrutura formal da organização não é suficiente para sua sobrevivência, incluem-se também as necessidades coletivas das pessoas. Cada organização tem um caráter próprio que a distingue das outras e que evolui com o caráter das pessoas. Quanto maior a interação entre pessoas, mais acentuado o caráter da organização.
As organizações se desenvolvem em virtude de mudanças tecnológicas, leis econômicas e elevação do padrão de vida das pessoas.
As organizações se caracterizam pela divisão do trabalho, comando, poder e responsabilidades de comunicação.
1.2 Evolução das organizações
Analisando a trajetória das organizações durante o séc. XX, Cury (2011) relata como elas evoluíram procurando adequarem-se às mudanças pelas quais passaram. A própria dinâmica da busca de efetividade fizeram-nas evoluírem passando pelos seguintes estágios:
Tradicional – Caracterizada pelo caráter autoritário, hierárquico, vertical, mecanicista, burocrático e típico do legado de Taylor e Fayol.
Moderna – Caracterizada pelo quadro sistêmico, comportamental e orgânico, originado da forma bihaviorista influenciada pelas ciências do comportamento humano.
Contemporânea – Surgida com a influência da globalização, inovação tecnológica e concorrência de mercado. Nelas emergem as práticas adhocráticas, participativas e horizontais.
Para que as organizações pudessem