Scratch
O Scratch constitui-se em uma linguagem de programação desenvolvida pelo MIT (Massachusetts Institute of Tecnology) que possibilita a criação de vídeos, jogos, animações, músicas e arte. Por meio de uma interface visual é possível programar utilizando conexões de blocos, que correspondem a comandos. Para manuseio do Scratch, o usuário obrigatoriamente necessita expressar seu pensamento na forma de comandos. Toda ação de qualquer objeto deve ser programada e explicitada. Desta forma, a produção de jogos computacionais pode ser feita de maneira lúdica e com o mínimo de conhecimentos prévios. É muito mais acessível que outras linguagens de programação, por se utilizar de uma interface gráfica que permite que programas sejam montados como blocos de montar, lembrando o brinquedo LEGO. Utiliza uma sintaxe comum a muitas linguagens de programação. E diferente de outras linguagens, não tem nenhum tipo de pontuação obscura.
Cada bloco da linguagem contém um comando em separado, que podem ser agrupados livremente caso se encaixem. E os comandos podem ser modificados através de menus.
O Scratch se inspirou na forma como os DJs fazem a mixagem de sons para criarem novas músicas. Mas essa linguagem consegue mixar diversos tipos de mídias, como imagens, sons e outros programas.
O ambiente de desenvolvimento pode ser baixado gratuitamente em sua página (http://scratch.mit.edu/). Já existem versões para Windows, Mac OS X e Ubuntu. E uma versão está sendo feita para o laptop XO.
Com o intuito de explicitar as ideias que compõem esta proposta, segue-se uma breve descrição sobre as principais características da versão 1.4 do software e a maneira como conduzir as atividades.
Ao iniciarmos o Scratch, teremos as seguintes áreas:
MENU "GERAL"
Neste mesmo menu podem ser feitas as seguintes operações:
Idioma: mudar o idioma do Scratch
Guardar este projeto: guardar projeto
Partilhar este projeto: permite