Schultz
INTRODUÇÃO
São associadas à prática de atividades físicas regulares ações benéficas na saúde mental através da melhora no humor, diminuição da ansiedade, depressão, melhora da auto-estima, regulação do sono, além dos benefícios para a saúde física já bem conhecidos. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi analisar as percepções e sensações relacionadas ao exercício físico e estados de humor em atletas de rúgbi adaptado.
Neste trabalho procurou-se demonstrar que o contexto do exercício físico pode ser percebido como influenciador positivo do humor e, assim, auxiliar no processo de treinamento e até mesmo na reintegração do deficiente físico na sociedade, uma vez que estes são muitas vezes estigmatizados preconceitualmente.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
As emoções, os sentimentos, os afetos e o humor são os quatro elementos básicos que constituem a vida afetiva do indivíduo e que fornecem brilho, cor e calor a todas as vivências humanas (Vieira, 2003).
O humor pode ser definido como um estado emocional ou afetivo de duração variável e impermanente. Sentimentos de exaltação ou de felicidade que durem algumas horas ou mesmo dias são exemplos de humores (Weinberg, Gould, 2001). Outra definição seria: o tônus afetivo do indivíduo, que modifica a forma de percepção das experiências reais, ampliando ou reduzindo o impacto destas. Acompanha os processos intelectuais (percepções, representações e conceitos) (Vieira apud Dalgalarrondo, 2003).
Na literatura encontram-se alguns instrumentos de análise do estado de humor e um deles é a versão brasileira da Escala de Humor de Brunel (BRUMS – The Brunel of Mood Scale) desenvolvida por Peter C. Terry e Andrew M. Lane em 2003 e traduzida, com a autorização dos autores, e validada por Rohlfs (2006). A Escala de Humor de Brunel, BRUMS, foi desenvolvida a partir da versão abreviada do Profile of Mood States (McNair, Loor e Droppleman, 1971), conhecido como