Scania
Considerou-se como subutilização o uso inadequado dos AIs, tendendo a reproduzir procedimentos tradicionais caracterizados como máquina de ensinar, abordados anteriormente nesse estudo. O que se contrapõe a isso consiste em construir conhecimento, usando a abordagem do computador como ferramenta de aprender.
Apesar dos resultados não poderem ser generalizados, visto que se tratou de um estudo de caso em apenas duas instituições de ensino, pode-se afirmar que o trabalho é válido. Mesmo com essas restrições, acredita-se que a realização desse estudo trouxe contribuições teóricas e práticas quanto à satisfação do objetivo proposto, já que indicou um caminho possível para descobrir se os docentes utilizavam os AIs em sua prática e como esse uso se estabelece.
Tendo como base a análise dos resultados, foi possível identificar que: a)a hipótese foi comprovada parcialmente, visto que se pode concluir que a maioria dos consultados subutilizavam os AIs; b) é necessário, até mesmo como perspectiva futura, após a divulgação deste trabalho, continuar esta pesquisa, tendo em vista alcançar uma quantidade mais expressiva de instituições e, também, estender a coleta de dados aos alunos, a fim de comprovar o tipo de prática docente relatada, por intermédio dos questionários aos professores.
Foi possível, também, concluir que: a) em ambos os casos, a partir da análise dos resultados obtidos, a maioria afirmou utilizar o computador na prática docente; b) em ambas, a maioria dos professores questionados pertenciam à área de Ciências Exatas e da Terra; c) os professores das IES utilizavam o computador como máquina de ensinar; d) uma minoria utilizava a Internet, considerando a construção do conhecimento e, conseqüentemente, a abordagem