SBH 2009
Conteúdo
Índice 2 Apresentação 3
Este documento foi revisado e atualizado em JUL/2009 e substitui em sua integralidade as normas e instruções instituídas em 01/01/1995 pelo SBH. 3
Esta Tabela, registrada no Cartório de Registro de Títulos e Documentos (mencionar exatamente o nome/identificação do cartório), sob o número XXXXX, em dd/mmm/aaaa e é dirigida a convênios tomadores de serviços das instituições filiadas ao SBH, com a finalidade de normatizar o faturamento e cobrança de serviços hospitalares. 3 INSTRUÇÕES NORMATIVAS PARA FATURAMENTO/COBRANÇA DE SERVIÇOS HOSPITALARES DAS ENTIDADES FILIADAS AO SBH 4
1. DOS OBJETIVOS 4
2. DOS PROCEDIMENTOS DE ATENDIMENTO E ADMISSÃO DO PACIENTE: 4
3. DAS ACOMODAÇÕES 6
4. DO FATURAMENTO DAS DIÁRIAS 9
5. DAS TAXAS E SERVIÇOS E SEU FATURAMENTO 11
6. GASOTERAPIA 21
7. DAS DISPOSICOES GERAIS 21
Apresentação
Este documento foi revisado e atualizado em JUL/2009 e substitui em sua integralidade as normas e instruções instituídas em 01/01/1995 pelo SBH.
Este documento visa regulamentar as diversas interfaces existentes na prestação de serviços médico-hospitalares e que se finalizam na interpretação de faturamento, assim facilitando sua operacionalização. Foi elaborado por equipe multidisciplinar, composta por representantes dos hospitais e convênios, profissionais administradores, médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde. É um manual prático que pretende evitar as interpretações individuais.
Esta revisão levou também em consideração aspectos essenciais como a atualização tecnológica de técnicas, equipamentos, instrumentais e infra-estrutura necessários à prestação de serviços médico-hospitalares, os quais sofreram importantes avanços, o que reflete diretamente em seus custos de aquisição, manutenção, reposição e disponibilização, bem como de treinamento das equipes para sua correta e adequada utilização.
Nas últimas duas décadas observou-se uma introdução massiva de novas tecnologias na área da