Saúde
Fibras musculares, células musculares ou miócitos são as células que constituem os músculos. Podem chegar a 30 cm de comprimento. Para além do seu tamanho e forma, estas células têm ainda outra particularidade: são preenchidas por feixes longitudinais de miofibrilhas, responsáveis pela contracção muscular.
[pic]
[pic]
Tipos de fibras musculares
***Download na área de trabalho***
Fibras Musculares Rápidas e Lentas
Existem, basicamente, dois tipos de fibras musculares: as do tipo I, que se caracterizam por serem mais espessas e por uma contração forte, mas lenta, e as do tipo II, que apesar de serem mais finas, contraem-se a uma maior velocidade, embora o façam com menos força.
Todos os músculos esqueléticos são compostos por ambos os tipos de fibras. Todavia, nos músculos sujeitos a uma maior força, como os do queixo ou da coxa, predominam as fibras musculares do tipo I, enquanto que nos que necessitam de maior velocidade, como acontece nos músculos faciais, as fibras musculares do tipo II são mais abundantes.
Por outro lado, a prática regular de exercício físico que exija força, como o halterofilismo, costuma provocar o desenvolvimento de fibras musculares do tipo I, enquanto que nos desportos que requerem velocidade, como as maratonas, estimula o desenvolvimento das fibras musculares do tipo II.
PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE AS FIBRAS DE CONTRAÇÃO RÁPIDA E DE CONTRAÇÃO LENTA
Fibras Rápidas São duas vezes maiores que as fibras de contração lenta.
• A potência máxima de contração que pode ser alcançada é duas vezes maior que as lentas.
• São Fibras organizadas para potência, velocidade, para contrações rápidas que necessitam de potência elevada.
Fibras Lentas São Fibras de contração lenta que são organizadas para resistência, para gerar energia aeróbica.
• Possuem mais mitocôndrias, e também mioglobinas que vão se combinar com o oxigênio na fibra, aumentando a difusão do mesmo.
• Permite força