Saúde
O termo mineralogia deriva da palavra latina MINERA, de provável origem céltica, (mina, jazida de minério, filão), de provável origem céltica, que forma o adjetivo do Latim mineralis, “relativo às minas” e o substantivo do Latim minerale (produto das minas), que deu origem ao adjetivo e substantivo português mineral, acrescido do sufixo Grego logia (ciência, tratado, estudo).
A Mineralogia é o ramo das Ciências Geológicas que se dedica ao estudo dos minerais,através das suas propriedades,constituição,estrutura,gênese e modos de ocorrência. Estudo não somente dos minerais úteis,ou com importância econômica(minérios),mas de todas as substâncias mineralizadas,estudo das formas cristalinas e das propriedades físicas,químicas e estruturais dos minerais.
Mineralogia – Breve Histórico
Mineralogia reconhecida como ciência a partir do século XVIII. Os minerais exerceram sempre atração especial sobre o Homem primitivo cuja atenção teria sido naturalmente,despertada pelas cores brilhantes e outras propriedades físicas dos minerais.
Na Idade da Pedra as pinturas rupestres em grutas eram feitas com pigmentos de hematita vermelha e óxido de manganês negro. As rochas eram cortadas de diversas maneiras e utilizadas como instrumentos e armas rudimentares caracterizando a denominada Idade da Pedra Lascada.O homem foi aperfeiçoando métodos que permitiram o polimento da pedra(Idade da Pedra Polida).
O conhecimento das rochas e dos minerais foi progredindo,embora de modo empírico,permitindo a extração de metais(Idades do Cobre,Bronze,Ferro e Carvão).
As duas últimas Guerras Mundiais aceleraram a necessidade do emprego de minerais como fontes de extração de matérias primas essências para as indústrias bélicas. A partir de 1900 teriam sido extraídos da Terra mais minerais do que em todo período anterior da História da Humanidade.
MINERALOGIA
Mineral é um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da interação de