saúde e doença dois fenômenos da vida
Faculdade de Ciências da Saúde
Campus Universitário Jane Vanini – Cáceres
Curso de Enfermagem
Discente: Adenilce Catarina da Silva Batista
POLÍTICAS DE SAÚDE PROCESSO SAÚDE – DOENÇA
Saúde E Doença: Dois Fenômenos Da Vida
Saúde. Normalidade e risco
A Presença Do Social E Do Cultural No Cuidado Em Saúde
Docente: Clévio Octavio Borges Ferraz
Cáceres/MT, 19 de setembro de 2014
SAÚDE E DOENÇA: DOIS FENOMENOS DA VIDA.
O objetivo do presente estudo foi compreender como são abordadas as idéias relacionadas à saúde e a doença.
Saúde e doença vêm acompanhadas de uma grande e significativa evolução na história. Para isso é necessário também, transformações nos nossos valores e na forma como vemos o mundo, a vida, a saúde e a doença, a forma como produzimos o conhecimento e, principalmente, a maneira pela qual atuamos como profissional de saúde.
A promoção da saúde é o nosso grande desafio atual. Embora, nossos discursos na saúde reflitam-se na promoção da saúde na pratica, ainda estamos presos ao discurso preventista, com o foco centralizado na doença. Os profissionais da saúde precisam conhecer a realidade em que atuam levando em conta as interações sociais e políticas e culturais dos espaços dentro e fora dos domicílios e dos núcleos familiares, bem como das unidades de saúde, evitando as relações que prejudicam a assistência em saúde como o autoritarismo e o estranhamento da saúde.
Além disso, os profissionais da saúde precisam principalmente investir na assistência a saúde, centrado na doença e voltada para o diagnóstico e a terapêutica, as relações impessoais e investir nesse modelo de atenção focalizando na promoção da saúde, levando em conta todas as dimensões do ser humano, ou seja, a biológica, psicológica, social, cultural e histórica considerando a cultura do nosso pais, melhorando a qualidade da assistência a saúde dos indivíduos, respeitando os seus costumes.
Sistema Único de Saúde (SUS) é o maior sistema público do mundo, ainda