Saúde e Alimentação no Brasil
Trabalho realizado por: hitorius Índice
Introdução
Indicadores de saúde
Tipo de alimentação e receitas típicas
Cientistas importantes
Conclusão
Introdução Neste trabalho vou abordar alguns aspetos relativos à saúde e à alimentação no Brasil. Esta matéria é muito importante porque nos permite saber como é que o povo brasileiro lida com as doenças, com a alimentação e basicamente perceber se o Brasil é um país saudável. Referirei também os principais e mais importantes cientistas brasileiros, que contribuíram para a melhoria dos serviços hospitalares e dos cuidados de saúde prestados, daí resultando um país mais saudável. É importante compreender que ter SAÚDE não é apenas não estar doente; é todo o conjunto da sanidade física e mental de um indivíduo que o define como saudável. Um ser humano que não consiga sentir, não tenha consciência da sua existência, não está a VIVER. Por isso mesmo, não é SAUDÁVEL enquanto pessoa.
Indicadores de Saúde
O conceito de “saúde” está ligado à QUALIDADE DE VIDA. Por isso mesmo, os cientistas não procuram apenas prolongar a vida mas também permitir a vida com qualidade.
Quando se pretende avaliar o estado de saúde de uma população utilizam-se indicadores. Indicadores do estado de saúde são valores, expressos por taxas ou percentagens, calculados em relação a uma determinada população, que permitem fazer uma avaliação estatística sobre o estado de saúde dessa população.
Eis alguns desses indicadores:
Taxa de Mortalidade Infantil;
Esperança Média de Vida;
Percentagem de Obesos;
Taxa de Doenças Infectocontagiosas;
Percentagem de Diabéticos tipo 2;
Percentagem de gravidez na adolescência;
Etc.
Vamos ver alguns destes indicadores aplicados ao Brasil.
Taxa de Mortalidade Infantil
Como podemos ver neste gráfico, no passado o Brasil tinha uma alta TMI (taxa de mortalidade infantil) mas tem vindo a diminuir ao longo dos anos e, hoje em dia, os