Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL
1 INTRODUÇÃO
A presente atividade trata da produção de um texto em grupo com a finalidade de abordar sobre o tema “Saúde Pública no Brasil”.
Este estudo objetiva mostrar a realidade da saúde pública na região, na qual habitamos, abordando fatos reais através do conhecimento vivenciado de acordo com a realidade da vida cotidiana.
Apresenta-se os fatos dando ênfase ao Sistema Único de Saúde (SUS), ao atendimento nos hospitais públicos, ao programa de saúde mais médicos, o quadro da saúde pública e os pontos positivos e negativos da sáude pública.
2 DESENVOLVIMENTO
Neste estudo temos como base a saúde pública no estado da paraíba.
A constituição da república federativa do Brasil no ser art.196 diz que a saúde é direito de todos e dever do estado, garantindo mediantes políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos e só acesso universal e igualitário as ações e serviços para sua promoção, pretenção e recuperação.
Pórem, a realidade dos hospitais regionais é bem diferente. Nele pode-se encontrar uma situação de verdadeiro “caos” no atendimento. Leitos superlotados, má qualidade no atendimento e suporte as famílias dos enfermos. Muitas vezes faz-se necessários a realização de BOs para que os pacientes sobre ordens judiciais possam ser recebidos nos hospitais.
O conselho regional de medicina da paraíba (CRM-PB) já interditou UTI´s devido a falta de médicos, e plantões superlotados em consonância com denúncias feitas pela população.
Pacientes que fazem tratamento oncológicos deslocam-se de várias cidades da Paraíba, com destino a capital, para realizar tratamentos de quimioterapia, radioterapia , ormoneoterapia, cirurgia, entre outros. Estes pacientes, que estão debilitados, devido ao seu problema de saúde, e assim ainda faz uma longa viajem para chegar ao seu objetivo. Alguns pacientes chegam a abandonar o tratamento pois é muito