Saúde PÚblica
Trabalho
De
Saúde Pública
Tema: História da Saúde Pública
A história da Saúde Publica teve início em 1808, mas o Ministério da Saúde Publica só foi instituído em 25 de Julho de 1953, com a lei nº 1.920 que desdobrou o então Ministério da Educação e Saúde em dois ministérios: Saúde e Educação e Cultura. A partir da sua criação, o mistério passou a encarregar-se, especificamente, das atividades até então de responsabilidade do Departamento Nacional de Saúde (DNS), mantendo a mesma estrutura que, na época, não era suficiente para dar ao órgão governamental o perfil de Secretaria de Estado apropriado para atender aos importantes problemas da saúde publica existentes. Na verdade, o Ministério limita-se a ação legal e a mera divisão das atividades de saúde e educação, antes incorporadas num só ministério.
Três anos após a criação do Ministério, 1956, surge o Departamento Nacional de Endemias Rurais, que tinha como finalidade organizar e executar os serviços de investigação e de combate á malária, leishmaniose, doença de chagas, peste, brucelose, febre amarela e outras endemias existentes no país, de acordo com as conveniências técnicas e administrativas.
No início dos anos 60, a desigualdade social, marcada pela baixa renda per capita e a alta concentração de riquezas, ganha dimensões no discurso dos sanitaristas em torno das relações entre saúde e desenvolvimento. O planejamento de metas de crescimento e de melhorias, conduziram o que alguns pesquisadores intitularam como a grande panacéia dos anos 60, o planejamento global e o planejamento da saúde.
Outro marco da historia da saúde no âmbito ministerial ocorreu em 1963, com a realização da III Conferencia Nacional da Saúde (CNS) convocada pelo ministro Wilson Fadul, árduo defensor da tese de municipação. A conferência propunha a reordenação dos serviços de assistência médico-sanitaria e alinhamentos gerais para determinar uma nova divisão