SAÚDE PUBLICA
O planejamento é a primeira função administrativa, exatamente, porque sem planejamento não se pratica administração. É uma técnica que visa tomar decisões antecipadas de ocorrências futuras e traçar um programa de ação. Quem planeja tem maior probabilidade de alcançar os objetivos, porque define a melhor estratégia de ação. Quem não planeja, evidentemente está planejando seu fracasso. É um processo em que, interpretando-se os fatos, determina-se com segurança uma linha de ação futura com a indicação de objetivos a serem alcançados. O planejamento está presente nas mais variadas situações, especialmente no serviço de enfermagem, onde se torna essencial para se evitarem atrasos, desperdícios, influencia de pessoal e o baixo nível da assistência.
Como se pode deduzir, o processo de planejamento é o pré-requisito das operações do serviço de enfermagem. O planejamento acrescenta ainda, é a primeira característica conceptual exigida do administrador do serviço de enfermagem.
2. CARACTERISTICAS DO PLANEJAMENTO
Seja qual for a natureza da atividade, o processo de planejamento caracteriza-se principalmente por ser:
Um processo permanente e contínuo.
Uma técnica voltada para o futuro.
Racional na tomada decisões.
Sistêmico.
Iterativo.
Uma técnica cíclica.
Uma função administração que interage dinamicamente com as demais.
3. TIPOS DE PLANEJAMENTO
a) Planejamento estratégico: envolve a organização como um todo. É elaborado para um período de tempo maior, considerado de longo prazo, sendo sempre realizado pelos altos escalões da instituição.
b) Planejamento tático: é o desdobramento do planejamento estratégico. É elaborado de maneira a estabelecer os objetivos setoriais, sendo de curto prazo, contribuindo assim para um melhor desempenho das atividades internas de cada setor.
c) Planejamento operacional: é o desdobramento do planejamento tático, cuja finalidade primordial é o estabelecimento de metas e o emprego de técnicas