Saúde Prisional
Titulo: "Saúde Prisional: uma revisão integrativa"
Com vistas a contribuir com as políticas de saúde na área de segurança pública, saúde e enfermagem e colaborar para o fortalecimento de leituras críticas a respeito dessa temática estabelecemos como objetivo dessa pesquisa:
Objetivo: Analisar a política de atendimento em saúde no sistema prisional brasileiro, por meio de artigos científicos produzidos no período de 2000 a 2014.
Problema: Quais são os assuntos predominantes discutidos por autores que abordam o tema da saúde prisional no brasil? Apontam algo específico? Contribuem para o olhar crítico e científico diante da situação de privação de liberdade?
Justificativa: O trabalho visa caracterizar a produção científica no brasil, em relação a saúde prisional, os principais temas abordados pelos autores, e os principais objetos de estudos por eles utilizados.
Descritores: Prisioneiro; Sistema Único de saúde; Políticas Públicas de Saúde; Integralidade em Saúde; Saúde de Grupo Específico.
Metodologia: O presente estudo foi desenvolvido mediante pesquisa bibliográfica computadorizada em artigos publicados em periódicos em língua portuguesa do ano de 2000 a 2014, na base de dados LILACS e SCIELO, onde foram encontrados 45 artigos e desses foram selecionados 10 . Os indexadores utilizados foram: Prisioneiro, Sistema Único de Saúde, Políticas Públicas de Saúde, Integralidade em Saúde, Saúde de Grupo Específico
Introdução
Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário, é destinado a prover a atenção integral à saúde da população prisional confinada em unidades masculinas e femininas, bem como nas psiquiátricas.
O Plano Nacional de Saúde no Sistema Prisional foi elaborado a partir de uma perspectiva pautada na assistência e na inclusão das pessoas presas, respaldando-se em princípios básicos que assegurem a eficácia das ações de promoção, prevenção e atenção integral à saúde.
Com vistas a contribuir com as