Saúde Ocupacional
Convém destacar que a saúde ocupacional é um tema importante para os governos, os quais devem garantir o bem-estar dos trabalhadores e o cumprimento das normas no âmbito do trabalho. Para tal, é habito realizarem inspeções periódicas de modo a determinar as condições mediante as quais são desenvolvidos os vários tipos de atividade laborais.
Doenças Ocupacionais é a designação de várias doenças que causam alterações na saúde do trabalhador, provocadas por fatores relacionados com o ambiente de trabalho. Elas se dividem em doenças profissionais ou tecnopatias, que são causadas pelas circunstancias do trabalho. As mais comuns são as doenças do sistema respiratório e da pele.
Os cuidados são essencialmente preventivos, pois a maioria das doenças ocupacionais são de difícil tratamento.
Uma doença ocupacional normalmente é adquirida quando um trabalhador é exposto acima do limite permitido por lei. No Brasil, a doença ocupacional é equiparada ao acidente de trabalho, gerando os mesmos direitos e benefícios.
Tipos de Doença
LER/DORT
(Lesão por Esforço Repetitivo / Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho)
São processos decorrentes das relações e da organização do trabalho no mundo moderno, onde as atividades são realizadas com movimentos repetitivos, com posturas prolongadas, trabalho muscular estático ( parado ), sobrecarga mental, ritmo intenso de trabalho, pressão por produção, relações conflituosas e estímulo à competitividade. Acomete homens e mulheres em plena fase produtiva (inclusive adolescentes), esta doença, pode evoluir para incapacidade parcial ou permanente,