Saúde no Brasil
DARCY VARGAS 228
DATA: 17/11/2014. TURMA: 2005
PROFESSORA: MÁRCIA RANGEL
ALUNA: AMANDA PINHEIRO N°04
ALUNA: ROSIENE SANTOS N°52
ALUNO: GABRIEL MARTINS N°53
ALUNO:RODOLFO MARINHO N°38
ALUNO:ISMAEL DA SILVA N°22 Introdução
Observa-se ultimamente, que um dos maiores problemas do país é a saúde, pesquisa aponta que 45% da população identifica a saúde como principal deficiência do país, cifra que é maior que a soma dos cinco outros problemas mais apontados. A configuração da Saúde no Brasil, assim como na maioria dos países, é regida por diversos fatores, que incluem clima, as necessidades da população e sua interação com o meio ambiente.
Saúde no Brasil A configuração da Saúde no Brasil, assim como na maioria dos países, é regida por diversos fatores, que incluem clima, as necessidades da população e sua interação com o meio ambiente. Em um país de tão extensas dimensões territoriais como o Brasil, devem também ser levadas em consideração as diferenças culturais das regiões. Há que se ressaltar que o modelo de administração da saúde pública no Brasil foi substancialmente modificado a partir da promulgação da Constituição Brasileira de 1988, que definiu as diretrizes a serem seguidas para a criação de um sistema unificado e integrado de saúde, com autonomia dos Estados e Municípios, participação popular na gestão e principalmente estabelecendo a saúde como "um direito de todos e um dever do Estado", conforme o artigo 196 da Constituição.
A Lei que criou esse sistema unificado de saúde viria a ser promulgada dois anos depois, criando o SUS (Lei Orgânica da Saúde nº 8080/90).
Padrão demográfico e seu impacto no Sistema de Saúde A partir dos anos 40, teve início o declínio dos níveis de mortalidade no País, graças