Saúde Na Educação
Acadêmico – Raquel Grignani
Professora – Tutora Externa – Glóris Belli
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0442) – Temas Transversais
29/05/2014
RESUMO
A unidade entre Escola e Saúde. A identificação entre elas. Ambas tem a missão de educar. Saúde, não é simplesmente ausência de doença, mas sim bem-estar físico-mental - emocional. Educação e saúde, são conceitos históricos, como histórico é o homem. Mesmo aprendendo sobre saúde, muitos estudantes, ainda desconhecem o próprio corpo com seu sistema, sua mente, sua identidade, seu meio ambiente. A escola é uma construção social, a qual nunca será concluída, mas sempre inacabada. Ela contribui para a promoção, manutenção e recuperação da saúde. Existem três setores que compreendem o ensino da saúde na escola: o saneamento do ambiente físico e emocional da escola, e finalmente, a assistência à saúde. Com a educação da saúde n escola, não só os alunos, como toda a comunidade é beneficiada.
Palavras-chaves: Escola, Educação e Saúde.
1 INTRODUÇÃO Este paper foi realizado, através de um trabalho bibliográfico. O objetivo é levar, a escola, o educando e a comunidade, à entender que saúde, não é uma questão médica apenas, e não só cabe ao sistema nacional da saúde educar o cidadão, como a escola tem sua importância na educação da saúde também. A escola pode usar da didática e das práticas pedagógicas, para promover, manter e proteger, a saúde de todos, desde a menor até a maior idade, dentro do estabelecimento escolar. É fundamental que todos saibam que Escola e Saúde, andam de mãos dadas.
2 EDUCAÇÃO E SAÚDE, MUITO DE COMUM ENTRE ELAS Tem chamado a atenção a afinidade que existe entre a Educação e a Saúde, tanto no que se refere às suas grandezas, quanto as suas misérias. A primeira aproximação que se pode identificar entre elas é que ambas perseguem o mesmo objetivo da felicidade, harmonia, equilíbrio,bem-estar e