saúde mental
Conceitos de Saúde Mental (SM):
Ajustamento- o indivíduo tenta manter-se equilibrado face às mudanças internas e/ou externas.
Personalidade-
Comportamento- toda atividade observável.
SM- É o estado de funcionamento harmônico que as pessoas desenvolvem e mantêm, para viver em sociedade, em constante interação, valendo-se da sua capacidade de ser sujeito de suas próprias ações sem perder a noção de tempo e espaço e sabendo lidar com as emoções (alegria/tristeza, coragem/medo, ciúme, culpa) e até de provocar mudanças quando necessárias, sendo capazes de reconhecerem suas limitações e procurar ajuda quando necessário.
Doença Mental (DM)- fracasso das tentativas de ajustamento. É o estado que surge qnd as pessoas não conseguem desenvolver ou manter-se em funcionamento harmônico para viver com seu grupo cultural ou em sociedade, não conseguindo transformar suas possibilidades em realidade.
Atitudes que demonstram SM, segundo Joyce Travelbee 1979:
1. Atitude para amar- amar a si mesmo e aos outros, conhecer-se, saber seus limites, suas capacidades e seus princípios; só dá ao outro o que se tem; as brigas, as guerras, o terrorismo e a violência são o oposto do amor. Algumas pessoas fogem de si mesmas através do alcoolismo, drogas, TV, etc..
2. Capacidade para enfrentar a realidade: tal como ela é e não como nós desejamos; requer sentimento de educação como ser único e diferente, capaz de dirigir sua própria vida e comportamento; implica em tomar decisões por si próprio, sem culpar os outros por elas; valorizar o presente, não se perder no passado ou futuro; ser cooperativo.
3. Capacidade para encontrar sentido à vida- Quem sou? Porque estou aqui? Para onde vou?. Os seres humanos necessitam de orientação e propósito para viver. E no momento da doença, da dor, da solidão que pensam nisso. O propósito de viver dá apoio nos momentos de ilusão, sofrimento e doença.
Critérios de SM: 1) Atitudes + em relação a si próprio; 2) crescimento,